Psicoterapia
Psicoterapia
A psicoterapia individual é um tratamento psicoterapêutico de desenvolvimento psicológico adequado para o adolescente e adulto.
Promove o seu equilíbrio e bem-estar ajudando-o a conseguir lidar com as suas dificuldades, partindo dos seus próprios recursos psicológicos, reestruturando o seu sentir, dando um sentido diferente às suas vivências.
Trata-se, assim, de uma evolução progressiva que passa por uma melhor adaptabilidade e estabilidade do paciente visando uma melhor saúde emocional. Ao longo de todo este processo o paciente alcança um melhor e mais profundo auto-conhecimento e uma mais ajustada construção do seu “eu”.
Desta forma, a psicoterapia permite dar novos significados e sentido numa construção que irá gerar mudança no crescimento pessoal, permitindo uma liberdade sobre si próprio e sobre o mundo.
O processo de mudança impulsionado pela psicoterapia remete para uma reestruturação e reorganização cerebral que leva à mudança da dinâmica das estruturas cerebrais. Tal implica o desenvolvimento de novas formas de sentir e de pensar, que consequentemente criam novas formas de agir, mais ajustadas às necessidades de equilíbrio do paciente nas suas vivência.
A periodicidade da sessão de Psicoterapia é de 1 vez por semana.
A duração de cada sessão é de 50 minutos.
A duração do tratamento psicoterapêutico é variável em função da problemática envolvida, dos objectivos do paciente e dos ritmos de cada um, assim como da resistência à mudança.
Para quê a Psicoterapia?
Para falar de si, do que o/a incomoda, do que o/a angustia, do que o/a deixa ansioso/a, do que o/a faz sofrer, do que sente entre muitas outras coisas.
A psicoterapia irá ajudá-lo/a a sentir o que o/a faz sofrer de uma forma diferente, a gerir e organizar as suas emoções, a conhecer-se melhor e a compreender-se melhor, descobrir-se ou redescobrir-se. Terá uma implicação directa na forma como adquire consciência sobre si próprio, sobre a sua relação com os outros e com o mundo à sua volta.
Quantas vezes não se sente preso/a a uma forma de estar na vida que se torna incómoda e desconfortável para si? E que atrapalha a sua vida...
Quantas vezes já quis mudar mas sente-se incapaz ou sem forças para o fazer?
Quantas vezes já agiu de forma contrária à sua vontade, desejos e aspirações?
Quantas vezes já sentiu: "porque sou assim" e "porque estou assim"?
Quantas vezes já sentiu insatisfação e descontentamento com a forma como vive a sua vida?
Quantas vezes já viveu com o transtorno das incertezas sobre como fazer diferente e dar um novo rumo à sua vida?
E poderia continuar com muitas destas perguntas...
Com a Psicoterapia desenvolve-se uma mudança na sua forma de sentir e pensar capaz de responder a todas estas questões , mas muito mais importante do que isto, capaz de fazer com que deixe de sentir o que estas questões o fazem sentir.
A Psicoterapia pode fazer toda a diferença na sua vida ajudando-o/a a gerir as emoções negativas ou exacerbadas e desajustadas pelas quais muitas vezes se sente invadido/a. Estas emoções, na maior parte das situações, condicionam a vida das pessoas a vários níveis: relacional, profissional, escolar, individual, social, físico. Pense nestas, por exemplo: a tristeza, a apatia, a ansiedade, o desânimo, a desilusão, a revolta, a raiva, o desespero, o medo, a angústia, a culpa, a vergonha, a euforia entre tantas outras que poderia aqui nomear. E quando estas emoções teimam em persistir e deixam a pessoa sem saber como lidar com elas prejudicando por vezes de forma muito séria a sua vida? Aqui a Psicoterapia tem um papel fundamental: reorganizar o sentir para o equilíbrio emocional.
Em suma, a psicoterapia permite dar novos significados e sentido numa construção que irá gerar mudança no crescimento pessoal, permitindo uma liberdade sobre si próprio e sobre o mundo.
A Psicoterapia é indicada quando existem:
- Perturbações do comportamento alimentar
- Dependência de álcool, tabaco ou drogas
- Perturbações do comportamento sexual
- Problemas familiares ou conjugais
- Dificuldades de relacionamento
- Problemáticas da adolescência
- Problemas de aprendizagem/ Insucesso escolar
- Dificuldade de atenção e concentração
- Quadros de hiperactividade
- Dislexia, Disgrafia, Discalculia
- Agressividade/ Comportamentos Bizarros
- Ansiedade, Stress, Solidão, Frustração
- Depressão, Perda/ Luto
- Fobias e pânico, Timidez
- Perturbações psicossomáticas, Doenças crónicas
- Traumas, Violência ou abusos
- Quadros de neurose, psicose e outras disfunções da personalidade, entre outras...