Avaliação Psicológica
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica permite obter uma análise rigorosa, detalhada, objectiva e fidedigna da realidade psicológica do paciente num determinado momento da sua vida.
Assim, caracteriza-se por um diagnóstico diferenciado do estado emocional, cognitivo e da personalidade do paciente realizado através de exames que revelam as perturbações que, no momento estão a interferir no seu bem-estar emocional.
Com o recurso à avaliação psicológica é possível identificar o problema de forma mais completa e complexa, afim de intervir de forma adequada a este mesmo problema.
Esta avaliação é realizada após a primeira consulta, antes de iniciar a Psicoterapia propriamente dita. Nesse momento, o psicoterapeuta já tem conhecimento da história de vida do paciente, das suas queixas e do seu sofrimento.
A avaliação psicológica é feita com recurso a instrumentos psicológicos de avaliação (testes).
Estes instrumentos avaliam e descrevem com objectividade o funcionamento psíquico do paciente num determinado momento da sua vida. São validados estatisticamente, acreditados e aceites internacionalmente.
A avaliação psicológica também é utilizada para re-avaliar a situação emocional do paciente ao longo do tratamento psicoterapêutico, permitindo analisar o processo de mudança ocorrido e a sua evolução.
A avaliação psicológica é realizada num só momento que, dependendo dos instrumentos (testes) a utilizar, poderá precisar de 1h a 1h30 no caso dos adultos e de 3 a 4 horas no caso das crianças.
Assim, o tempo de realização da avaliação psicológica é variável em função da problemática envolvida e do ritmo de cada um.
A Avaliação Psicológica é realizada no âmbito:
- Da personalidade
- Do desenvolvimento cognitivo e da inteligência
- Da Linguagem e motricidade
- Do desenvolvimento sócio–emocional