top of page

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

Os desafios com que nos deparamos são cada vez maiores, por isso a orientação vocacional tem um papel fundamental quer ao nível da consciencialização dos jovens no investimento escolar, quer na preparação adequada para a entrada no mercado de trabalho.

No entanto, também se apresenta como muito importante no desenvolvimento de uma carreira profissional bem como na dinamização tranquila do adulto na idade da reforma.

A orientação vocacional promove o desenvolvimento pessoal, tendo em conta os interesses, as capacidades e aptidões, as características de personalidade e os valores da pessoa, encaminhando-a para uma maturidade vocacional.
 

Desta forma, a orientação vocacional e profissional permite a qualquer pessoa fazer uma escolha vocacional mais acertada, aumentando a probabilidade de ter sucesso na sua vida profissional e de ser feliz com aquilo que será uma grande parte da sua vida diária.
Os testes de orientação permitem ficar a saber quais as áreas e os cursos mais indicados para este sucesso e realização pessoal e profissional.

A orientação vocacional tem vários momentos:
1º - Consulta de exploração das preferências e tendências vocacionais;
2º - Realização dos testes psicológicos de orientação vocacional;
3º - Devolução do relatório dos resultados obtidos e orientação sobre a melhor opção escolar e/ou profissional.

A orientação vocacional destina-se a estudantes de 9º ou 12º que pretendam iniciar a escolha de um rumo profissional mais adequado à sua personalidade, aos seus gostos, às suas capacidades e ao seu sucesso. 

Num processo de orientação vocacional a pessoa fica a conhecer melhor as profissões e o mercado de trabalho. Fica a conhecer com maior clareza aquilo que mais sentido faz para si a este nível.
Permite reflectir com mais informação e tomar uma decisão em maior consciência sobre o caminho a tomar para ser feliz profissionalmente.

Mas também se adequa a outras fases de vida com por exemplo na reorientação num qualquer momento da vida adulta e na dinamização na idade da reforma. É um processo que contribui para uma maior adaptabilidade ao ambiente de trabalho, promove, consequentemente, uma maior satisfação e realização pessoal da pessoa.

Assim sendo, não se trata apenas de fazer os testes vocacionais; trata-se de ter uma orientação acertada e assertiva sobre o futuro profissional tendo em conta a personalidade, os gostos e as capacidades com o objectivo de se sentir mais realizado a todos os níveis.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

ESTÁS NO 9º ou 12º ano?

INDECISO SOBRE A ÁREA A SEGUIR?

NÃO DECIDAS O TEU FUTURO "ÀS CEGAS"!

bottom of page