Dicas
Cedo à birra do meu filho/a ou não?
Sílvia Pereira, 2014
O que fazer e porquê?
Não ceder é muito importante para uma ajustada estruturação da mente da criança. Ainda que a criança faça birras, o que faz parte da sua tentativa de alcançar um determinado objectivo e de experimentar a reacção dos adultos à sua volta perante a birra, é importante que os pais sejam consistentes nas suas decisões e não ceder.
Assim, ensinam à criança que não pode fazer tudo o que quer e que este tipo de comportamento não contribui para que alcancem o seu objectivo. Ensinam-lhes também, que esta tentativa de manipulação não resulta, bem como a respeitar a vontade dos outros, neste caso dos pais, fazendo-lhes sentir que os outros também têm vontades e que estas podem ser diferentes das suas.
A criança aprende, desta forma, a ter os outros em conta quando pensa em fazer algo.
O que não fazer e porquê?
Ceder. Fazer todas as vontades à criança é prejudicar o seu desenvolvimento saudável. É dar espaço para que sejam interiorizadas mensagens como "Eu posso!" em qualquer situação em que haja uma cedência à birra. Tal cedência contribui, assim, para o crescimento e consolidação de uma atitude anti-social: "Quero, posso e mando!".
Ceder à pressão dos filhos ensina-lhes a manipular os pais. Em pouco tempo terá em casa um pequeno tirano!
.