top of page

Dicas

Brincar com o meu filho ou deixá-lo a brincar sozinho?

Sílvia Pereira, 2014

O que fazer e porquê?

Brinque com o seu filho; brinque ao que ele quiser brincar nem que seja por pouco tempo. Este tempo vai ser de qualidade. Dar-lhe prendas não tem significado se depois o deixa a brincar sozinho. Brincar com o seu filho contribui para uma relação saudável e de proximidade; desenvolve laços fortes. Os momentos em que brinca com o seu filho são valiosos do ponto de vista da relação que se estabelece entre os dois - a criança sente-se apoiada e amada o que consolida uma relação saudável.

 

Brincar com o seu filho desenvolve a auto-confiança, a capacidade de decisão, a autonomia mas também lhe proporciona a possibilidade de experimentar inúmeras situações em que pode sentir emoções muito úteis ao seu desenvolvimento e aprendizagem. A melhor prenda que pode dar ao seu filho é, de facto, brincar com ele!


O que não fazer e porquê?

Deixar o seu filho a brincar sozinho. Isto porque mesmo que lhe dê brinquedos, estes não têm o "poder" de alimentar a relação entre ambos. Brincar sozinho pode ser percepcionado pelo seu filho como um acto de abandono. Embora com o brinquedo a satisfação do desejo imediato possa ser preenchida, fica o vazio da relação inexistente.

 

Deixar o seu filho a brincar sozinho não contribui para o seu desenvolvimento autónomo, nem lhe proporciona novas experiências partilhadas, limitando, inclusivamente, a sua aprendizagem.

Brincar com o meu filho ou deixá-lo a brincar sozinho?

O que fazer e porquê?

O que não fazer e porquê?

Copyright ©  2017 Dra Sílvia Pereira - Psicologia Clínica. Todos os direitos reservados.

Alfragide - Lisboa

Telm: 925 682 530

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page