top of page

Dicas

É importante dizer "Não" ao meu filho?

Sílvia Pereira, 2014

O que fazer e porquê?


Dizer "Não" contém e organiza a criança do ponto de vista da personalidade e do ponto de vista da saúde mental. É importante não ceder às chantagens emocionais e birras do seu filho. O "Não" ajuda-o a estruturar o seu pensamento e o seu sentir sobre o que se passa à volta dele.

 

Ao dizer "Não" estará a ensinar ao seu filho que este tipo de comportamento não é eficaz e que utilizá-lo não lhe permitirá alcançar o seu objectivo. Ensina-o também a sentir que os outros também têm vontades próprias e que não têm que concordar com ele em tudo. Ensina-lhe a respeitar o que os outros dizem, nomeadamente os pais. Faz-lhe também sentir que não pode fazer tudo como quer, nem ter tudo o que quer e que há limites e regras que ele tem que ter em conta e cumprir. Logo, estará a ajudá-lo a lidar com o fracasso e com a frustração que fazem parte da vida. Dizer "Não" ao seu filho no momento certo contribui para o seu desenvolvimento ajustado e para a sua educação, mas também para a sua construção enquanto pessoa. Ao dizer "Não" ao seu filho no momento apropriado estará, desta forma, a contribuir para o adulto saudável que um dia virá a ser.


O que não fazer e porquê?


Não dizer "Não" à criança nos momentos e situações em que esta precisa de ouvir um "Não" promove sentimentos associados à ideia: "quero, posso e mando". Permite à criança tomar as suas decisões como bem o entender, não respeitando a decisão dos adultos à sua volta. Permite-lhe também assumir que "pode tudo" e que tudo o que faça é aceite quando isso não é assim, de facto.

 

Não dizer "Não" ao seu filho leva-o a sentir que o mundo à sua volta é pouco exigente e que, por isso, tem toda a liberdade que quer para fazer como e o que quiser. Outros aspectos que também surgem na criança com esta atitude mais permissiva da parte dos pais são: a insegurança, a dificuldade de lidar com as rotinas, a imaturidade, a agressividade, o baixo auto-controlo, a dependência, a baixa auto-estima e a baixa resistência à frustração.

É importante dizer "Não" ao meu filho?

O que fazer e porquê?

O que não fazer e porquê?

bottom of page